segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Como poupar na festa de aniversário do seu filho

Ui... de repente está a chegar mais um aniversário do seu filho. E, claro, o pedido desenfreado de uma festa de anos "memorável" também!



Mas com o nível de vida cada vez mais caro, e com uma carteira nem sempre tão folgada, como oferecer à sua cria uma festa à altura das suas expetativas - e da capacidade do seu bolso? Eis algumas dicas:

Faça a festa em casa
Sim, é muito mais tentador fazer a festa num espaço próprio para festas de aniversário, ou num atl, ou noutro local qualquer (nem que seja pela confusão e bagunça que se espera depois de uma festa bem aproveitada!). Mas já reparou que muito provavelmente o custo também é muuuuuiito superior ao esperado? Faça as contas a quanto iria gastar se fizesse o lanche em casa... ou numa empresa dedicada a caterings. E depois de se refazer do choque, siga as dicas seguintes

Pense bem na lista de convidados
É mesmo necessário convidar toda a turma (20 e tal meninos) + irmãos + primos diretos e de 2º grau + coleguinhas de atl e filhos dos vizinhos? Restrinja o número de convidados (crianças e adultos) consoante o tamanho da sua casa e budget que pode investir, a nível de lanche, logística e imprevistos. Se ao aniversariante custar muito deixar algum coleguinha de fora, cheguem a um acordo: e planeiem, para daí a um mês, p.ex, um chá de bonecas com 2 ou 3 desses coleguinhas que não forem ao aniversário.

Planeie o lanche... não refeição para uma semana!
Sim, é tendência generalizada fazer sempre comida a mais. Toda a gente se recorda de ter ido, pelo menos, a uma festa de anos e ter visto, para 10 convidados, um bolo de aniversário, 2 bolos de chocolate, 1 torta, 1 tarte, 2 mousses, arroz doce, gelatina, sandes, batatas fritas e salgados... e chegar ao final da festa e a mesa ter comida suficiente para alimentar a família durante a próxima quinzena. Não exagere. Não se esqueça que a fome das crianças é mais baixa, quando estão entretidos a brincar, e que nem mesmo a gulodice lhe permitem comer assim tanto. Conte para cada convidado uma a duas sandes, um a dois salgados, batatas fritas, um ou dois doces de colher, e para todo o lanchinho um bolo de fatia, além do bolo de aniversário. Acompanhe com bebidas e umas gomas.... e o repasto está perfeito!

Planeie atividades tradicionais
Não queremos que as crianças passem o tempo da festa agarrados à wii ou a outro jogo mais tecnológico! Faça uma pinhata, reinvente os jogos sem fronteiras, realize gincanas, sugira o jogo das cadeiras... mas faça-os jogar em grupo, correr, brincar. Deixe, naturalmente, alguns jogos de tabuleiro ou livros à disposição - mas o objetivo é que todos os convidados sejam envolvidos nas diversões.

"Contrate" talentos da casa
Há sempre alguém que sabe fazer pinturas faciais, alguns truques de magia, modelagem de balões ou tenha especial gosto em servir de apresentador da festa. Aproveite!

Mande convites eletrónicos
Sim, por email, facebook, sms.... qual é o problema? Estamos em pleno século XXI, as redes sociais já fazem parte da nossa vida... e é tão mais económico!

Substitua os saquinhos de gomas por lembranças mais produtivas
Além de serem mais dispendiosos do que parece, os saquinhos de gomas já perdeream a sua magia para com as crianças. Porque não criar antes mini-livros com desenhos para pintar, p.ex? Ou oferecer-lhes um conjunto de plasticina, ou uma tshirt com um desenho personalizado do aniversariante, a agradecer a presença, ou uma foto de todo o grupo numa moldura feita na festa?

Junte 2 festas de aniversário
Há sempre mais uma criança no grupo de amigos que fez ou irá fazer anos nos próximos dias. Então porque é que não aproveita, fala com a outra família e juntam as festas? Haverá muitos amiguinhos comuns, e os custos serão repartidos! Só não se esqueçam é de cantar os parabéns duas vezes!

0 comentários:

Enviar um comentário